Quem Somos

NOSSA HISTÓRIA

A Federação de Tênis de Mesa de Mato Grosso do Sul, criada em março de 2000 era uma aspiração de longa data dos praticantes da modalidade que por várias tentativas frustradas não haviam conseguido a união em torno do assunto.

Pouco antes, em reunião no Clube Nipo Brasileiro, em dezembro de 1999 entre Sr. Mario Morimoto, Edson Simabukuro, Caio Noda, Luis Kina, onde foram convidados também a compor os trabalhos Marco Tavares e Godofredo Barbosa. Esse grupo então tomou as providencias para a fundação da Federação. A partir daí o convite as instituições para fazer parte do quadro associativo e as normas cartorárias foram rapidamente vencidas e a entidade assumiu as funções de coordenar a modalidade em MS.

Nesses 22 anos, com trabalho árduo, a motivação variando, foram cadastrados mais de 2.000 atletas, inúmeros cursos de capacitação e a criação de competições estaduais para federados e não federados, pois entendíamos que para o crescimento tínhamos que trazer as escolas a praticar a modalidade de forma organizada.

O foco sempre foi a massificação, e estivemos presentes na implantação de projetos de tênis de mesa nas redes de ensino pública, Estado e Município, onde a culminância acontecia nas Copas Regionais em Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Dourados, projetos esses que hoje atendem mais de 3.000 alunos.

O Torneio Internacional da AEC Nipo Brasileira, que reúne jogadores do Brasil todo e dos vizinhos Paraguai e Bolivia, chegando a sua 30ª edição. Jogaram aqui nomes como o lendário Biriba, o hoje olímpico Gustavo Tsuboi e tantos outros famosos.

Aqui também se destacaram Carolina Tanaka, Thais Tokikawa, Mariana Mori, Evelin Tomi, Rafael Cunha, Rafael Watanabe e atualmente Livia Lima.

No desenvolvimento técnico, estiveram aqui Fran Camargo, Marcos Yamada, Lincoln Yasuda e por ultimo o técnico da seleção brasileira feminino Reinaldo Yamamoto.

Estamos caminhando a passos largos para a fixação nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul de nossa modalidade, que alem de prazerosa é também de fundamental importância na formação do homem em sua plenitude de saúde e o exercício da cidadania.